Home / WANDIR ESTÁCIO MAIA

WANDIR ESTÁCIO MAIA

WANDIR ESTÁCIO MAIA
31° Presidente

30 de julho de 1998 a 09 de abril de 1999

O Sr. Wandir Estácio Maia havia sido eleito como o 1° Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis – ACIA na chapa encabeçada pelo Sr. Luiz Medeiros Pinto.

Em razão do afastamento do Presidente, Luiz Medeiros Pinto, que assumia o cargo de Diretor na Federação das Associações Comerciais de Goiás – Facieg – a partir de 30 de junho de 1998, mediante assinatura de Termo de Posse, assumiu a presidência em lugar do titular, licenciado.

Foi a primeira vez que um elemento do interior assumiu a Presidência do mais importante órgão de representação classista do Estado.

A sua primeira declaração, publicada no “Jornal o Dia”, já despertava alguma surpresa: “Temos, também, como prioridade, a defesa dos interesses dos associados”.

Isso porque a classe empresarial Anapolina vinha sendo olvidada e o nosso tão desejado e sonhado DAIA, padecia com a crise de estagnação, sobretudo com o afastamento de indústrias ali instaladas e outras que desistiram, face aos embaraços criados pelo próprio governo do Estado.

Entretanto, por entrevista concedida ao mesmo jornal, em 25 de julho de 1998, ao que tudo indica, despertou, contra ele algo inusitado, pois, com manchete pomposa ele aparecia debaixo do enunciado: “ACIA e CDL pretendem cobrar de Iris obras não realizadas em Anápolis”.

No contexto do jornal, dois tópicos assinalaram o seu posicionamento: “Mesmo assim, em oito anos, nenhuma das grandes empresas que vieram para Goiás, se instalaram em Anápolis, para onde o Governo do Estado não canalizou recurso para construção de obras que toda população reivindica há vários anos”.

E, o que teria provocado contra ele foi o seu radical posicionamento, numa época de reinado do grupo que nos era hostil:

“Trata-se, apenas, de uma realidade e, como tal, merece uma análise e uma posição isenta e segura. As duas entidades não vão “agachar” e aceitar o que os políticos querem e determinam para a cidade”.

Não encontramos o volume que retrataria as Atas no período de 1998, justamente quando atuou, em um semestre o Presidente Wandir Estácio Maia.

Verificamos também, como ocorreram com o Presidente Abel Carneiro os seus retratos não figuravam no painel dos Presidentes. Foi providenciado, então, a complementação de todos eles, com seus retratos exibidos na ante sala do salão de reuniões.

Segundo os documentos extraídos do Livro de Termos de Posse, Wandir Estácio assumiu a Presidência da ACIA, a partir de 30 de junho de 1998 e a entregou ao seu sucessor, eleito, Ridoval Darci Chiereloto, em 09 de abril de 1999.

Exerceu outras funções na ACIA e presidiu, ao todo, 14 reuniões.