RUY ABDALLA
18° Presidente
12 de fevereiro de 1973 a 29 de janeiro de 1975
Conforme Ata contida às fls. 4, 4v°, 5, 5v° e 6, do Livro n° 9, em 10 de janeiro de 1973, realizou-se a Eleição para a escolha dos Dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, para o biênio 1973 a 1974.
Cumprindo-se as determinações estatutárias, a reunião realizou-se em clima de harmonia e cordialidade, com duas chapas concorrentes, e número apreciável de votantes.
Votaram 400 associados credenciados e o resultado, proclamado foi o seguinte:
Presidente Ruy Abdalla, obteve 213 votos; Gilson Teixeira de Amaral Brito, 167 votos; seis votos em branco e 10 votos em separado, não foram apurados.
Ao final foi proclamada vencedora a chapa encabeçada pelo Sr. Ruy Abdalla, marcando-se a posse de toda Diretoria, para a 1ª quinzena de fevereiro de 1973.
A Diretoria ficou assim constituída:
Presidente: Ruy Abdalla
Vice-Presidente: Sultan Falluh
Secretário Geral: Nelson de Abreu
Tesoureiro: Túlio Siqueira Farinha
Vice-Tesoureiro: Oscar Luiz de Oliveira
Secretário para assuntos de comércio: José G. Costa
Diretor para assuntos de Comércio: José Luiz Cividanes
Diretor para assuntos de indústria: José Marreto
Secretário para assuntos de indústria: Rubens Nasciuti
Diretor Social: Dr. Alexis Salomão
Diretor para relações públicas: Adalberto S. G. Vilardo
Conselho fiscal: Halim Helou, Onofre Quinan, Geraldo Rosa. Suplentes: Salim Caied, Waldir O’Dwyer, Onofre Fonseca Carvalho.
Conselho Consultivo: Alfredo Abrão, João Rodrigues de Queiroz, Waldir Carvalho, Waldemar dos Reis, Nelson Eleutério de Oliveira, Fábio Araújo, José Carlos Albuquerque, Ari de Oliveira, Manoel Wanderick Correa, Genaral Izacyr Telles Ribeiro.
Essa ata está registrada no Cartório de Titulos e Documentos do Oficial Eurípedes B. Junqueira, sob o n° 10.137, em o livro B, n° 14, fls. 26-26vº, protocolo n° 12.180, Livro A, n° 4, em 25 de abril de 1973.
No ano de 1973 foram realizadas 41 reuniões, sendo 28 delas presididas pelo Sr. Ruy Abdalla, 12 pelo Vice-Presidente, Sultan Falluh e uma pelo Dr. Ursulino Tavares Leão.
É interessante frisar que essa Diretoria empenhou-se em aumentar o número de associados, onde, de modo positivo, atuou o seu Diretor social, Dr. Alexis Salomão.
Durante o ano foram admitidos 333 novos associados. No período de gestão dessa diretoria foi farta e substanciosa a correspondência recebida e expedida. Assuntos importantes foram ventilados, seriamente encarados e resolvidos, destacando-se, contatos com o Comando da Base Aérea visando a reforma do convênio firmado, que chegava ao fim, satisfatoriamente; administração do prédio da Associação; Boletim Informativo; Centro de Convivência Sesc-Senac; Valor das mensalidades pagas pelos associados: Defesa dos cerealistas contra as sanhas dos fiscais estaduais; Diligências para conseguir asfalto da BR-414, trecho Anápolis, fábrica de cimento; Participação de um elemento da Associação Comercial e Industrial de Anápolis no Conselho de Contribuintes do Estado de Goiás; Aquisição e funcionamento de gabinete dentário; Instalação, em Anápolis, de escritório da Junta Comercial do Estado de Goiás;
A ACIA, após aprovação, em sessão ordinária, concedeu Títulos de Sócios Honorários aos senhores: Professor Henrique Coe; Wilton Honorato Rodrigues; Ney de Castro; Heno Jácomo Perillo; Antônio Augusto de Azeredo Coutinho; e Ministro José de Aquino Porto.
No Ano de 1973 a Associação Comercial e Industrial de Anápolis homenageou, com festivo banquete que ofereceu ao Sr. Governador do Estado Leonino Di Ramos Caiado, bem como Ministro Mário Passini, que receberam da Egrégia Câmara Municipal, títulos de Cidadãos Anapolinos.
No ano de 1974 continuou com a campanha de admitir novos associados e conseguiu elevar o seu quadro com mais 158 associados.
Em 1974 a Diretoria promoveu 37 reuniões e assembléias, sendo 24 presididas por Ruy Abdalla e 13 presididas pelo vice, Sultan Falluh, e mais 5, no decorrer de janeiro de 1975, sob a presidência de Ruy.
Como no ano anterior foi numerosa a correspondência recebida e expedida: Fez funcionar o gabinete dentário, aumentando a sua capacidade de atendimento, com dois profissionais contratados; Homenageou o Coronel Aviador Jaime Silveira Peixoto, Comandante da Base Aérea de Anápolis, com um banquete; Providenciou, junto ao Sr. Governador do Estado, a criação do Distrito Agro-Industrial-Daia; Impetrou mandado de segurança contra arbitrariedade do fisco estadual, obtendo resultado favorável; Diligenciou sobre múltiplos assuntos de interesse empresarial e da própria população.
No período administrativo do Sr.Ruy Abdlla, com a cooperação do advogado Dr. Edenval Ramos Caiado, primo do Governador Leonino, houve aparoximação da Associação Comercial com o Governo, que se tornou um parceiro importante na programação de projetos de interesse da cidade de Anápolis.
Surgiu a Lei 7.700, que ofereceu incentivos fiscais aos industriais que aqui se instalassem, sobretudo, o Decreto que desapropiou a Fazenda do Sr. Domingos Barbaresco para ali se instalar o sonhado Distrito Agro-Industrial de Anápolis.
O empenho da Acia junto ao Governo do Estado de Goiás, contando com a cooperação efetiva do Sr. Governador, foi positivo, conquistando lugares de relevo na administração do Estado, como Secretaria da Indústria e Comércio e Goiás Industrial.
O processo teve continuidade com a ascensão ao Governo do Estado, do nosso ex-Prefeito, Dr. Irapuan da Costa Júnior, que deu encaminhamento às medidas de obtenção de recursos e aprovação do projeto do DAIA pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Foi preciosa e decisiva a ação do Governo do Estado
Foi fecunda e proveitosa a ação da Diretoria, tendo como Presidente da ACIA o Sr. Ruy Abdalla.