Home / SÓCRATES MARDOCHEU DINIZ

SÓCRATES MARDOCHEU DINIZ

SÓCRATES MARDOCHEU DINIZ
5º Presidente – 08 de agosto de 1950 a 16 de novembro de 1950

Foi eleito Presidente da Associação Comercial de Anápolis o Sr. Sócrates Mardocheu Diniz, em 8 de agosto de 1950, tendo como vice-presidente, o Sr. João Luiz de Oliveira.

Não realizou qualquer reunião.

Em 16 de novembro, desse ano, enviou carta à Associação apresentando a sua renúncia, alegando interesses diversos.

Sócrates Mardocheu Diniz chegou a Anápolis como gerente da agência do Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais S.A..

Em pouco tempo, inteligente e dinâmico, conquistou grande prestígio na classe empresarial. Assim, idealizou e obteve a confiança de importantes personalidades do Estado e fundou o 1º Banco, genuinamente goiano, o Banco Comercial do Estado de Goiás S.A. – o “Goiasbanco”.

Construiu o edifício de sua sede, na rua Manoel D’Abadia, onde está o Itamarati Hotel.

Foi eleito Prefeito de Anápolis, como candidato único, mas renunciou após dois anos no cargo. Deve-se a ele a construção dos jardins da Praça Bom Jesus.

Faleceu tragicamente em desastre aéreo no Rio de Janeiro.

Na Associação Comercial de Anápolis não deixou marcas do seu privilegiado talento, aplicado em altos negócios financeiros.

A duração do mandato do Sr. Sócrates Mardocheu Dinis durou pouco, pois, em 16 de novembro de 1950, por ele foi encaminhada a seguinte carta, lida na reunião da Diretoria, do dia 28, nos seguintes termos:

“Anápolis, 16 de novembro de 1950

À Associação Comercial, Industrial e Agro-Pecuária de Anápolis:
Distintos e estimados companheiros:

DEMISSÃO:

Venho, pela presente, por interesses diversos, sobrecarregado, como me acho, com múltiplos afazeres, dispor, em suas honrosas mãos, o cargo que exerço nessa eficiente organização.
Agradecendo, sensibilizado as provas de apreço e colaboração, que sempre me prestaram em todas as horas e augurando-lhes pleno êxito futuro subscrevo-me,
Cordialmente.
Sócrates Mardocheu Dinis.
Presidente.”

Promovida a reunião, para a escolha do novo Presidente, mediante as publicações de editais, na primeira, programada para o dia 17 de dezembro, por falta de número, outra foi designada para o dia 30, desse mês, quando compareceram 14 associados, verificando-se o seguinte resultado:

Para Presidente: Abel Carneiro, 08 votos;
João Luiz de Oliveira, 05 votos;
Barbahan Helou, 01 voto.

Não há registros de reunião para a posse dos eleitos.