Home / GILSON TEIXEIRA DO AMARAL BRITO

GILSON TEIXEIRA DO AMARAL BRITO

GILSON TEIXEIRA DO AMARAL BRITO
28° Presidente

15 de março de 1993 a 24 de março de 1995

A eleição para a nova Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Anápolis – ACIA, para o período de 1993 a 1995, ocorreu no dia 15 de março de 1993, em Assembléia Geral Ordinária, convocada por editais, na conformidade com seus estatutos.

A reunião se processou no prédio da Associação, sito à Rua Manoel D’Abadia, nº 335, ocupando o salão nobre “Dr. Alexis Salomão”.

Aberta a sessão pelo Presidente Deocleciano Moreira Alves, por aclamação, foi eleito Presidente da Assembléia, o Sr. Nelson Abreu, que convidou os senhores Hermindo Lobo, Watison Alves Ferreira e Mary Lino Horácio, para Presidente da Mesa e Secretários efetivo e suplentes; e, ainda, Déa Lúcia Jorge Barbosa e Eduardo Sanches G. Lousada, Maria Conceição da Silva e Edna Carvalho de Oliveira para 1º e 2º Mesários.

Cumpridas as exigências regulamentares, processou-se a eleição, durante todo dia, encerrando a coleta de votos às 17:00 horas. Feita a apuração, sem qualquer incidente ou oposição, o Sr. Presidente proclamou eleita a seguinte chapa, liderada por GILSON TEIXEIRA DO AMARAL BRITO, que recebeu 558 sufrágios, com os seus companheiros: Luiz Medeiros Pinto, Ridoval Darci Chierelotto, Idelfonso Limírio Gonçalves, Wellington Constante, Washington Gomes Barbosa, José Carlos Rufino Pereira, Ronan Assunção Naves, Célio de Oliveira, Carlos Astronoff, Ederval Rodrigues de Araújo, Jairo Belém Soares Ribeiro, Paulo Ribeiro Rios, Salem Miguel Elias, Luiz Carlos Pinto, José Marreto, Antônio Braz da Cunha Primo, Sebastião Geraldo Alves, Paulo Marcelo Modesto Torres, Luiz Fernando Ruiz Gan, Carlos Roberto Cremonesi, João Marcos Vecanto, Valdenício Rodrigues de Andrade, Hakail Helou, Paulino Gomes Taveira, Joaquim José Brandão, Adão de Oliveira, Deusdete Braga, Célio Afonso, Luiz Pereira da Costa, Luiz Aparecido Soares, Georges Hajjar, João Lopes Rabello, José Epaminondas Costa, Carlos Moura Júnior, Mounir Caixe, Waldyr O’Dwyer, Ibrahim Hajjar, Mauro Ribeiro de Melo, Nelson Leonel Fleury, Vilomar Manoel de Sousa, Laerte Simão, Wilman Lúcia de Souza, Hilton Rezende, Carlos de Paula Silva, José Pereira D’Abadia, Gassan Youssef Simaan, Denis Junqueira, Geraldino Prates de Silveira, Natair Macedo Tavares, Washington Constante, Clovis Martins de Almeida, José Gomide Vieira Junior.

CONSELHO CONSULTIVO: Membros Natos: Deocleciano Moreira Alves, Nylson Teixeira, Silvio Constante, Ilion Fleury, Mounir Naoum, Nelson de Abreu, Ruy Abdalla, Sultan Falluh, Jonas Ferreira Duarte.
MEMBROS ELEITOS: Abissay de Oliveira, Air Ganzarolli, Amélio Luiz Benedetti, Aparecido Rafael Veloso, Carmo Miranda Ribeiro, Eurípedes Barsanulfo Junqueira, Jair Pinto Garcia, João Batista Gomes Pinto, José Ricardo de Oliveira, Manoel Vanderic Corrêa, Maurício Alves Duarte Porto, Miguel Moreira Braga, Minervino Francisco de Oliveira, Osvaldo Corrêa Borges, Rubens Rela, Venceslau Bizinoto, Vicente Pedaleta Neto, Wilmar Jardim Carvalho.

CONSELHO FISCAL: Titulares: Iraci Custódio Ribeiro, João de Lima, Reinaldo Del’Fiaco, Simone de Fátima Silveira Miranda, Yara de Oliveira Dujardin.

SUPLENTES: Élcio Alves Pereira, Esio Cecílio Daher, Hélio Marques Borges, Jeiel Montalvão, Marcos Lemos Piantino.

Essa ata está registrada no 1º Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, Títulos de Documentos, em o Livro B09, sob o número 6.460, página 212 verso, protocolo A01, sob o nº 11.109, página 227 verso.

BIÊNIO 1993 – 1995

Nesse período foram realizadas 45 reuniões, ordinárias e extraordinárias, em 1993, sendo 29 presididas por Gilson Teixeira do Amaral Brito, uma por Ronan Assunção, uma por Nelson de Abreu, uma por Wellington Constante, cinco por Luiz Medeiros Pinto e oito por Deocleciano Moreira Alves.

No ano seguinte, 1994, ocorreram 43 reuniões ordinárias e extraordinárias, sendo 34 presididas por Gilson Teixeira do Amaral Brito e 09 sob a presidência do Sr. Luiz Medeiros Pinto.

Foram admitidos 302 sócios novos em 1993 e 195 no ano seguinte. Por outro lado, foram desligados 114 associados em 1993 e 195 no ano posterior.

O índice de presença de associados, no ano de 1993 foi dae 20,25% e, em 1994 atingiu 25,22%.

Foram tratados inúmeros assuntos, versando sobre a assistência da ACIA aos seus associados, frente às pressões do fisco estadual, campanha do desperdício, que seria levada às escolas do segundo grau; idêntico movimento contra a fome, restauração da rede de esgotos, no DAIA, firmação de convênio da ACIA com o SEBRAE, e, com ampliação para a imprensa intensiva campanha de esclarecimento sobre a Aids.

Também foi objeto de muito interesse a comercialização de telefones celulares; cooperação para ampliar e dotar o corpo de bombeiros de melhores recursos para a prestação de seus serviços à comunidade.

Foi festejada a posse do Dr. Henrique Antônio Santillo no Ministério da Saúde, em Brasília, com envio de caravana de associados da ACIA. Foram tratados assuntos sobre saúde pública e segurança, bem como estender plantões para o DAIA. Ventilou-se instalar junto ao SENAI escola técnica federal. Reativação da Cemina; mereceu especial consideração manter o bom relacionamento com a Base Aérea de Anápolis, iniciando desde a sua implantação.

No ano de 1994 foram abordados assuntos muito importantes relacionados com o desenvolvimento de Anápolis, salientando-se a instalação do Porto-Seco do Centro Oeste, que viria atuar de forma intensa no processo de importação e exportação pelo nosso município.

O projeto, em princípio considerado como visionário, logo se consolidou, tomou corpo e hoje representa o maior arrecadador alfandegário em toda região, superando Goiânia, Palmas, Cuiabá e Campo Grande, além de muitas outras capitais.

Levantamento das áreas ocupadas e desocupadas no Daia. Indicação do Associado Darci José Passinato para titular no Conselho da Criança e do Diretor Wandir Estácio Maia para suplente.

Visita do novo Delegado da Receita Estadual, Luiz Antônio Nogueira, que discutiu, com a diretoria, formas de entendimento entre o fisco e os contribuintes. Também, informou que Anápolis perdeu para Rio Verde o 2° lugar na arrecadação de I.C.M.S.

Foi abordada a situação do marasmo que se encontra a cidade, perdendo competitividade, no campo comercial.

POLO ATACADISTA: Concorrência: Foi ventilada a agravante de que atacadistas estão se concentrando em torno de Brasília e no Sudoeste, em prejuízo de Anápolis.

Discussão sobre problemas no trânsito, com a participação do Ten. Cel. Da PM Miguel Gomes dos Santos – Reclamaram campanha de esclarecimentos, para se evitar os abusos de ciclistas e motoqueiros.

Indicação, por consenso, do nome do Diretor LUIZ MEDEIROS PINTO para candidato a Presidência da ACIA, no próximo período.

Poluição sonora na Avenida São Francisco de Assis, por reclamação da associada Nena de Pina.

Visita do Sr. Carlos José Pinto, novo gerente da Cebrasa que comunica a modernização da empresa e oferece as instalações da fábrica aos visitantes, inclusive às autoridades.

Proposto o embelezamento da Avenida São Francisco de Assis, com a construção de canteiro central arborizado e estreitamento das calçadas, visando coibir o abuso de uso da pista para os chamados “rachas” e proezas de motoqueiros.

Comentou-se o aumento de empresas desativadas no Daia e o desperdício de recursos.

No ano de 1995 foram realizadas 45 reuniões ordinárias, sendo 13 presididas por Gilson Teixeira do Amaral Brito, 25 por Luiz Medeiros Pinto, 02 por Deocleciano Moreira Alves, 02 por Ibrahim Hajjar, 01 por Wellington Constante, 01 por Ridoval Darci Chiereloto e 01 por Ari Ganzaroli.

O quadro social que registrava haver 1.137 associados em 11 de janeiro, passou para 1.027, em 13 de dezembro de l995.