Home / AUGUSTO DE OLIVEIRA

AUGUSTO DE OLIVEIRA

AUGUSTO DE OLIVEIRA
13° Presidente

13 de fevereiro de 1965 a 06 de julho de 1965

Foi eleito presidente da Associação Comercial de Anápolis em 17 de janeiro de 1965, em sessão presidida pelo Sr. Edwirges Soares, com a presença de 50 associados, votantes.

Em 8 de janeiro houve a reunião preparatória, sob a presidência do Sr. Edwirges Soares, quando foi apresentada a chapa oficial.

Da eleição resultaram vitoriosos:

Presidente: AUGUSTO DE OLIVEIRA E SOUZA
Vice – Presidente: ILION FLEURY
1º Secretário: José Rodrigues de Souza
2º Secretário: Jorge Cecílio Daher
1º Tesoureiro: Nelson Abreu
2º Tesoureiro: Almir Pereira

DIRETORES

Jibran El Haje – Edwirges Soares – e Raul Brasil

CONSELHO CONSULTIVO

Waldir O’dwyer, Mounir Naoun, Salim Caied, Irineu Mendes, Halim Helou, Waldir Carvalho, Boulanger Brossi, Italo Naguetini, Sultan Falluh e Antero Ramos.

Essa diretoria tomou posse em reunião ordinária, na data de 13 de fevereiro de 1965. Ao se manifestar o Sr. Presidente agradeceu a confiança dos associados, prometendo tirar a Associação da apatia que vinha sofrendo. Contou com as presenças do Dr. Geraldo Rosa, nomeado Secretário da Administração pelo Sr. Interventor Meira Matos e do Dr. Antônio de Oliveira Brasil, presidente da Câmara Municipal.

Na reunião seguinte, ocorrida em 19 de fevereiro o Sr. Tesoureiro, Nelson Abreu, apresentou o saldo de caixa, recebido do seu antecessor, Sultan Falluh, no valor de Cr$ 206.739,00, anunciando, também, que a Associação tem a receber do Colégio Comercial Cr$ 200.000,00 proveniente de um empréstimo feito à escola.
Interessante é que nessa reunião o Sr. Ilion Fleury apresentou o inventário dos bens da Associação Comercial, consistente em:

Um armário de aço;
Um arquivo de aço;
Uma máquina de escrever 90 espaços – Não diz a marca;
Um birô de madeira;
Uma cadeira;
Uma mesa para telefone;
Uma estante de madeira;
Um cesto para papel;
Um telefone – Não menciona o número. Era só!

Sobre a Escola Técnica de Comércio, foi decidido na reunião de 31 de janeiro, que a Escola irá funcionar.

Na reunião de 26 de fevereiro abordou possibilidades para se construir a nova sede da Associação. Na seguinte, de 12 de março tratou de contestar o aumento de 12% pretendido pela Prefeitura sobre todos os impostos.

Em reunião ocorrida em 6 de julho de 1965 foi denunciado por vários associados as arbitrariedades praticadas pelos Fiscais do Estado, e, finalmente, conforme consta em o livro de Atas, nº. 5, as folhas 23 vº e 24, sem data, o Sr. Augusto de Oliveira e Souza presidiu a sua ultima reunião da Associação Comercial, que resultou em outra, do Conselho Consultivo, presidida pelo Capitão Waldir O’dwyer, em apreciar e aceitar a renúncia do Presidente. Ato contínuo convocar o Sr. Ilion Fleury para assumir o posto.

Assim, o Sr. AUGUSTO DE OLIVEIRA E SOUZA presidiu 6 reuniões, apenas, não cumprindo a missão que lhe havia imposto de tirar a Associação da apatia que a envolvia.

Não aumentou e nem diminuiu o conceito e o prestígio da entidade representativa dos comerciantes de Anápolis.