ADHERBAL CUNHA
7º Presidente – 25 de julho a 08 de outubro de 1954
ADHERBAL CUNHA foi eleito em sessão ordinária da Associação Comercial de Anápolis, como seu Presidente, em 25 de julho de 1954, com os seguintes diretores:
Presidente: ADHERBAL CUNHA
Vice Presidente: Plácido Campos
1º. Secretário: Edwirges Soares
2º Secretário: Odwaldo Campos
1º Tesoureiro: Augusto Pinto Pereira
2º Tesoureiro: Joaquim Propício de Pina
Diretores:
Antônio Luiz de Pina
Jonas Ferreira Alves Duarte
Eduardo Chehab
Conselho Consultivo:
Barbahan Helou
Italo Naguittini
Jorge Pedreiro
Sebastião Pedro Junqueira
Sócrates Mardocheu Dinis
Absalão Mendonça Lopes
Antônio Cardoso Ubirajara
Ubirajara Berocan Leite
Essa Diretoria fez realizar, apenas, uma reunião, quatro dias depois, em 29 de julho, onde discutiram o assunto da instalação de telefones automáticos, em Anápolis. Livro Atas, nº 3, fls. 13.
Todavia, 40 dias após, em 8 de outubro de 1954, aconteceu o inesperado:
ADHERBAL CUNHA não era um comerciante ativo. Sua profissão era de contador. Pessoa de excelente formação moral e cívica, ainda jovem, desfrutava de bom conceito social, mas de limitada influência no meio comercial.
Descendente de honorável família do Sr. Fernando Cunha, austero Coletor Estadual, que aqui exerceu com eficiência a sua missão.
Homem simples, correto e portador de excelentes dotes morais, mas de natureza humilde, não suportou o peso da incumbência que lhe puseram nos ombros, que resultou no seu afastamento da Presidência, renunciando ao cargo.
Infelizmente, não conseguimos mais informações sobre o seu currículo.
Foi eleito numa reunião, presidiu outra, e na terceira, comunicou a renúncia de toda a sua diretoria.
ATA DE REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ANÁPOLIS
Aos oito dias do mês de outubro de mil novecentos e cinqüenta e quatro, sob a presidência do Senhor Adherbal Cunha, presentes diversos associados que assinam a presente, foi dado conhecimento da renúncia coletiva da atual Diretoria desta Associação, e que de acordo com os Estatutos fica convocada uma Assembléia Geral, com prazo de 30 dias, para conhecimento dos cargos por meio de nova eleição.
Nada mais Nada mais havendo a tratar encerrou-se a presente sessão, que vai assinada pelo senhor Presidente, por mim, Edwirges Soares Secretário e por todos os presentes.
Assinaram a ata 17 associados.
Assim: Desde 4 dias após a eleição dessa Diretoria, em 25 de julho de 1954, até 8 de outubro de 1954, a entidade ficou estática, paralisada.
A JUNTA GOVERNATIVA
Ao terminar a reunião, que consolidou a renúncia da Diretoria, os associados ali presentes tomaram logo a decisão retratada na seguinte ata, contida à página 6 do nº 2:
ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINARIA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ANÁPOLIS
Aos oito dias do mês de Outubro de mil novecentos e cinquenta e quatro, reunidos os sócios presentes, tomaram conhecimento da renúncia coletiva da Diretoria e Membros desta Associação, e por unanimidade decidiram nomear uma Junta Governativa, composta de Dois Membros, para dirigir os destinos da mesma, até que se realize a Assembléia Geral, marcada com trinta dias, a contar de hoje, e com a finalidade de eleger a nova Diretoria.
Depois de discussão no assunto, a escolha dos membros da Junta Governativa recaiu nas pessoas dos senhores Carlos Castanho e Onofre Quinan. Nada havendo a tratar, encerrou-se a presente sessão, que vai assinada pelos presentes.
Carlos Castanho
Onofre Quinan
Mais dez assinaturas, algumas ilegíveis.
A junta Governativa, constituída em 8 de outubro de 1954, logo após anunciada a renúncia coletiva de toda Diretoria, então presidida por Adherbal Cunha, promoveu intensa atividade para recuperar o prestígio e colocar a Associação Comercial de Anápolis, no patamar compatível com a sua importância na vida econômica do município e do Estado, pois, foi a primeira, a ser fundada em Goiás.
Assim, no curto período de 30 dias, em um mês, realizou cinco reuniões, com as presenças de 16 a 20 associados, que deliberaram, desde logo, a formação de uma Comissão, integrada por:
01 – Carlos Castanho
02 – Onofre Quinan
03 – Adalvo de Mattos
04 – Antônio Cardoso
05 – Rubens Araújo
06 – Miguel Elias
07 – Gibran El Haje
08 – Antônio Elias
09 – Alderico Borges de Carvalho
10 – Representantes da Cia. De Armazéns Gerais
11 – Cerealista Amazonas Ltda
12 – Barbahan Helou
Para, em conjunto, visitarem o Sr. Diretor da Estrada de Ferro Goiás, em Goiânia, Dr. Raul Cavalcante de Albuquerque, para obterem solução para o magno problema do transporte de cereais, acumulados em Anápolis.
Cumprindo a missão essa Comissão foi à Capital do Estado e conseguiu o comprometimento do Sr. Diretor, que se empenhou, em satisfazer os interesses dos cerealistas anapolinos.
Outro pormenor, sensível, foi a verificação das contas da Associação junto ao Banco Rural, pela Comissão nomeada, integrada por Antônio Elias e Walter Crispim, que emitiram parecer, aprovado pela Diretoria. Bem assim medidas para restaurar o quadro de associados e promover a eleição de novos diretores.
O Sr. Carlos Castanho, eleito como membro da Junta Governativa, promoveu e presidiu cinco reuniões, preparatórias da eleição da Diretoria, que aconteceu na sessão ordinária, em 8 de novembro 1954.
Foram eleitos, os seguintes:
Presidente: Carlos Castanho
Vice-Presidente: Antônio Cardoso
1º Secretário: Edwirges Soares
2º Secretário: Wlater Crispim
1º Tesoureiro: Saul Brasil
2º Tesoureiro: Hélio Araújo
Diretores:
José Quinan Neto
Jibran El Haje
Onofre Quinan
Conselho Fiscal:
Salim Caie
Jorge Bitar
Eduardo Chehab
Augusto Pinto Pereira
Halim Helou
Wilson Alencar
Teotônio Alves Teixeira
Nivaldo Marinheiro
A reunião foi presidida pelo Ex-presidente Carlos de Pina, em virtude do Sr. Carlos Castanho ser candidato.
Aclamada, a Diretoria foi empossada, com a missão de, em comissão, pleitear junto ao Sr, Prefeito Municipal a doação de terreno para construção de sua sede.
Também, ao encerrar, foi aclamado, o advogado e professor, João Asmar, para orador oficial da entidade, que, agradecendo, emocionado, pronunciou eloquente oração.