Home / RUY ABDALLA – Segundo mandato

RUY ABDALLA – Segundo mandato

RUY ABDALLA – Segundo mandato
22° Presidente

03 de janeiro de 1981 a 26 janeiro de 1983

O período de atuação da Diretoria eleita em 3 de janeiro de 1981, até 31 de dezembro de 1982, começa com a reunião realizada em 23, desse mês, onde o tema central foi a publicação de um jornal, com o nome “Ação Empresarial”, sob o patrocínio da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, designando-se uma comissão, integrada por José Epaminondas Costa, Roberto Correia Leal e Edwirges Soares para o fim de consolidar o projeto.

No ano de 1981 foram realizadas 44 reuniões, ordinárias e extraordinárias, sendo 32 presididas por Ruy Abdalla, 9 por Gilson Teixeira do Amaral Brito, 2 por Túlio Siqueira Farinha e uma por Sultan Falluh.

Foram admitidos nesse ano 96 associados novos e desclassificados 32.

Na segunda reunião, foram os presentes informados que a verba destinada para o asfaltamento da BR-414, que liga Anápolis a Corumbá, e prossegue até Niquelândia, foi desviada para outros setores.

Por iniciativa e urgência do Diretor Nilson Teixeira a Câmara Municipal de Anápolis outorgou o título de Cidadão Anapolino ao Sr. Milton Dias, da empresa Precon, estabelecida no Daia.

Como nos anos anteriores a Associação manteve um volumoso intercâmbio de correspondências entre associados, órgãos e autoridades administrativas e empresárias.

Ruy Abdalla na posse do segundo mandato.

Foram abordados assuntos importantes, relacionados com o Corpo de Bombeiros, gabinete dentário, criação do 3º Distrito Policial, construção de casas populares, também supermercado, Aumento de Varas no Foro local; desvio da finalidade do espaço cultural, ônibus interestaduais, serviços postais, problema com a Saneago, Faiana, cursos de gerenciamento, discussão calorosas sobre conseguir asfaltamento para as estradas que chegam e saem de Anápolis. Anúncio da firma vencedora da concorrência para o asfaltamento da BR-414, de Anápolis a Cocalinho.

Também, foram abordados temas sobre a Região Geoeconômica de Brasília, fornecimento de leite, Mesa Redonda com Goiás Industrial, com o jornalista Dilmar Ferreira, com o Presidente Ruy Abdalla, com o Deputado Wolney Martins de Araújo, com o Sr. José Epaminondas Costa; Goiástur, construção do Centro de Convenções.

Ruy Abdalla e o governador Ary Valadão..

Na ata da reunião ocorrida no dia 17 de junho de 1977, está consignado um voto de louvor ao trabalho do jornalista Dilmar Ferreira em publicar o jornal “Ação Empresarial” em sua quarta edição.

Durante o ano, como nos anteriores, foi substancial o atendimento médico dentário.

Assim, para o INAMPS foram expedidas:
Guias de Consultas ………………………… 2.374
Carteiras de Saúde …………………………. 430
Carteiras revalidadas ……………………… 409
Exames Laboratoriais …………………….. 145
Exames de Raio x ………………………….. 40
Consultas particulares ……………………. 512

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
Clientes atendidos ………………………….. 803
Tratamentos concluídos ………………….. 85
Sessões Realizadas …………………………. 163

Nesse ano não houve fato ou acontecimento de maior interesse coletivo. A cidade se ressentia, ainda, com o impacto da construção de Brasília, que, nos primeiros anos de implantação lhe trouxe grande movimentação, mas, que, após inaugurada a capital para lá afluíram grande parte da população, sobretudo, comerciantes e industriais, que ali encontraram melhor campo para o desenvolvimento de suas economias.

Ruy Abdalla fala em evento em Brasília, com Alfredo Almeida, diretor técnico da Tenenge. 5 de março de 1981.

No ano de 1982, foram realizadas 30 reuniões, ordinárias e extraordinárias, sendo 18 presididas por Ruy Abdalla, 10 por Gilson Teixeira do Amaral Brito e duas por Túlio Siqueira Farinha.

No período foram admitidos apenas 76 sócios novos e desligados 44 do quadro social.

No período foram admitidos, apenas, 76 associados novos e desligados 44 do quadro social.

Os fatos, registrados em atas, não foram de muita repercussão social ou política. Comemorou-se o 46º aniversário de fundação da Associação Comercial e Industrial de Anápolis. Foram introduzidos na galeria dos benfeitores da entidade as fotografias dos senhores Jonas Ferreira Alves Duarte e Dr. Plácido Campos, que muito fizeram pela entidade e pela cidade de Anápolis.

Foi concedido o diploma de SÓCIO BENEMÉRITO ao Sr. JIBRAN EL HAJJE, pelos relevantes serviços prestados à entidade, durante e depois dos três períodos em que esteve à frente da Associação Comercial e Industrial, Como seu Presidente.

Também, foi descerrada uma placa, nomeando o salão nobre do prédio da ACIA, com o do Dr. Alexis Salomão, quem iniciou e construiu o edifício, denominado “Palácio do Comércio”.

Movimentou a Diretoria para presentear o amigo da entidade, Padre Aloísio Torquato Catão, Capelão da Base Aérea de Anápolis com a espada, vez que ele foi promovido à patente de 1º Tenente. Em reunião, o Sr. Hugo Cunha Goldfeld, Secretário da Indústria e Comércio, ofereceu-se para fazer o presente.

Foi prestada homenagem ao Dr. Geraldo de Oliveira dinâmico e nobre juiz que assumia a Presidência da junta de Conciliação do Trabalho de Anápolis, por seu fecundo trabalho na conciliação de direitos e interesses de empregados e empregadores.

Foram postos em pauta e discutidos muitos assuntos de relativa importância, como tabela de honorários dos contabilistas, escotismo, desativação das empresas distribuidoras de combustíveis, como Shell e Atlantic, transferidas para Goiânia, questões de diferenciação de alíquotas do Imposto de Circulação de Mercadorias, ICM, entre os Estados da União, análises do fator freqüência dos associados às reuniões, movimento epistolar, via telex às autoridades, visando aprovação de projeto de Emenda Constitucional, de autoria do Deputado Maurício Fruet pleiteando a volta da autonomia aos municípios considerados ÁREA DE SEGURANÇA NACIONAL;

Ventilaram-se questões sobre segurança pública, educação, trânsito e muitas questões paralelas, surgidas por ocasião das reuniões.

Afinal, também houve debates entre e com os diversos candidatos ao Governo do Estado, bem como intensificou a campanha visando o asfaltamento das estradas estaduais de Anápolis para Leopoldo de Bulhões, Corumbá e Niquelândia.

Fixou-se a data para a realização das eleições para constituição da nova Diretoria que comandará a entidade no período de 1983 a 1984.

Como no ano anterior foi bem satisfatório o movimento da assistência médica e dentária aos associados.

Assim, com o registro em atas, no ano de 1982 o serviço de atendimento médico e odontológico apresentou o seguinte quadro.

INAMPS:
Guias de Consultas ………………………… 2.824
Carteiras de Saúde Emitidas ……………. 253
Carteiras Revalidadas …………………….. 240
Exames Laboratoriais …………………….. 161
Exames de Raio X …………………………. 68
Consultas Particulares ……………………. 647

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
Clientes atendidos ………………………….. 750
Serviços concluídos ………………………… 126
Clientes Novos ………………………………. 89

O que se observou, nesse ano, foi a freqüência reduzida dos membros às reuniões, o que motivou a preocupação dos dirigentes em analisar as causas das ausências, mediante exortação aos associados para participarem mais das discussões envolvendo a problemática, não só da entidade, mas das incidências de fatores que prejudicavam o desenvolvimento de Anápolis.